Colunistas

ABERTURA DO COMÉRCIO: Lideranças articulam abertura para a próxima segunda

15/07/2020 - 17h:21min
Eduardo Costa - Cotidiano

Uma luz no fim do túnel. Nesta quinta-feira (16), às 10h, a secretária Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann e o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles recebem no Centro Administrativo em Porto Alegre, uma comitiva de lideranças da região da Costa Doce. Os prefeitos de Camaquã e Arambaré, Ivo de Lima Ferreira e Alaor Pastoriza Ribeiro, respectivamente, o secretário municipal da Saúde de Camaquã, Fabiano Martins, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Antônio Baptistella e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Kátia Szczepaniak irão alinhar a retomada das atividades do comércio local.

Serão apresentados dados técnicos para a volta do trabalho, respeitando as determinações dos órgãos de saúde para evitar o contágio do Coronavírus. A presidente da Acic vai entregar um documento assinado por demais entidades representativas da sociedade camaquense pedindo o retorno à bandeira laranja e, consequentemente, a abertura do comércio. Um dos pontos que fortalece o pedido é a chegada de três, dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã no começo da semana e a possibilidade de criação de uma microrregião, desmembrando Camaquã e demais municípios da Costa Doce da região metropolitana de Porto Alegre.
Existe a possibilidade da participação do Governador Eduardo Leite no encontro.

Caso não haja entendimento por parte do Estado nesta reunião, a Prefeitura Municipal de Camaquã irá entrar com recurso no próximo fim de semana pedindo a abertura do comércio. Camaquã, por exemplo, possui as mesmas características de outras cidades que conseguiram retomar suas atividades comerciais, como contaminação e óbitos registrados para a cidade, mas que não ocorreram na cidade. Aguardemos...

deixe seu comentário