Últimas Notícias

EXCLUSIVA: Moradores de Cristal protestam pela privatização da CEEE

Acompanhados de vereadores, os moradores de Cristal relatam constantes quedas no fornecimento de energia elétrica, fato que causa prejuízo no cultivo de tabaco e soja
07/01/2020 - 16h:19min - Fonte:

Na tarde desta terça-feira (7), a reportagem do Clic Camaquã acompanhou com exclusividade a manifestação feita por moradores de Cristal junto ao Ministério Público, em Camaquã. O alvo é a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que segundo os moradores, precisa ser privatizada.

Os principais motivos da reivindicação são as constantes quedas no fornecimento de energia na zona urbana e rural de Cristal. Acompanhados de vereadores e lideranças locais, os mesmos realizaram manifestação com uso de faixas e pedidos de providências urgentes.

Assista ao vídeo exclusivo gravado pela repórter Sabrina Borges:

Segundo os produtores, os problemas no fornecimento de energia afetam diretamente as culturas das quais depende o seu sustento. Os fumicultores presentes relataram que precisaram comprar geradores movidos a óleo e isto ocasionou um aumento considerável no número de incêndios, já que a fonte de energia é mais instável que a energia elétrica. 

Somado à estiagem e à queda de granizo, este fato tem causado noites mal dormidas segundo os presentes. Não apenas pelo receio de novos incêndios e perdas de produção, mas pelo forte calor, que registrou temperaturas próximas aos 40ºC no final de 2019. Sem energia elétrica, são poucas as maneiras de se refrescar e afastar os mosquitos durante a noite.

Leia também: Produtores de Canguçu colhem apenas 15% do tabaco desta safra

Há quem possa dizer faltou esforço por parte dos moradores, o que não é o caso. Segundo Mateus Nunes, morador do interior de Cristal que tem a soja como a base de seu sustento, foram abertos mais de 150 protocolos junto à CEEE para que o problema fosse resolvido. Ele ainda relatou, durante o programa Bom Dia Camaquã desta terça-feira (7), que tentou o contato direto com a direção da companhia em diversas esferas e mesmo assim, nada foi feito.

Confira a fala completa a partir de 1h e 30 minutos de transmissão:

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

deixe seu comentário