Últimas Notícias

VÍDEO: Algas deixam a água da Lagoa dos Patos completamente verde, em Arambaré

O fenômeno, que não afeta a balneabilidade da praia, foi registrado por internauta na manhã desta segunda-feira (13)
13/01/2020 - 13h:38min - Fonte:

No começo da manhã desta segunda-feira (13), um internauta do Clic Camaquã registrou um fenômeno já conhecido porém impressionante em Arambaré. A água da Lagoa dos Patos ficou completamente verde após a ação de algas, em Arambaré.

O vídeo mostra a mudança ocorrida nas últimas horas. O fenômeno não afeta a balneabilidade da praia, divulgada semanalmente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM/RS), já que acontece com certa frequência e não costuma se prolongar por muito tempo.

Leia também: Andaime cede e trabalhador sofre queda de 5m em construção no Centro de Camaquã 

No final da tarde deste domingo (13), a reportagem do Clic Camaquã esteve no local e constatou que não havia alteração na cor da água. Sendo assim, a mudança repentina provavelmente se deu durante a madrugada. Assista o vídeo:

 

Clemente Coelho Júnior, que é biólogo e oceanógrafo, falou durante entrevista sobre o fenômeno que acontece em todo o mundo durante ondas de calor.

"É um fenômeno comum no mundo inteiro. Quando há muita matéria orgânica, a água é fertilizada e essas algas se reproduzam bastante. Com o aumento da temperatura da água, essas algas se soltam do fundo e acabam chegando ao local onde ficam os banhistas", disse.

As algas estão espalhadas na faixa de areia da Praia de Rio Doce, em Olinda — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

As algas se espalharam na faixa de areia da Praia de Rio Doce, em Olinda — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

deixe seu comentário