Carros e Motos

IPVA 2020: garanta desconto de até 20,8% pagando até o final de março

Desconto vai até o dia 31 de março e pode passar dos 20% se considerados os programas Bom Motorista e Bom Cidadão
12/03/2020 - 10h:32min - Fonte: ASCOM - Sefaz

Quem fizer o pagamento do IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) até o dia 31 de março pode garantir até 20,8% de desconto. Esse valor máximo pode ser obtido em função da redução de 1% pela antecipação do tributo e das vantagens do Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%). A terceira e última parcela do parcelamento, para quem optou por essa modalidade, também deve ser paga até o último dia do mês de março.

Para consultar os valores a serem pagos, os proprietários de veículos podem acessar duas plataformas disponíveis. Uma das opções é o site do tributo ou o aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. Nas plataformas é possível consultar informações, como valor a ser pago, multas e pendências.

O pagamento deve ser feito presencialmente ou no sistema online do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) ou Agências Lotéricas da Caixa. Basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Leia também: Receba os destaques do Clic Camaquã no seu WhatsApp 

 

 

Descontos

Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos têm dedução de Bom Motorista de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

 

Vencimento por placas

O vencimento por placas do IPVA 2020 começa no mês abril. A partir do início do mês, os contribuintes não terão mais descontos por antecipação. Vantagens de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são garantidos até a data de vencimento da placa do veículo.

O calendário de vencimento por final de placas começa no dia 1º de abril e se encerra em 27 de abril.

deixe seu comentário