Saúde e Bem Estar

Aplicativo cadastra médicos para atender online pacientes com sintomas de Covid-19

Atendimento é gratuito. Objetivo é evitar ida de pessoas aos hospitais.
10/04/2020 - 09h:31min - Fonte: G1

O aplicativo Tummi está cadastrando médicos voluntários para ajudarem pacientes com suspeita de coronavírus através da tele-orientação. Mais de 30 profissionais já fazem parte do projeto. O atendimento é gratuito.

Podem se cadastrar médicos de qualquer especialidade através do site. O aplicativo deve estar disponível para download em duas semanas.

Objetivo é dar a orientação adequada para a população, preservando a rede de saúde para os casos mais graves. "Fazer essa conexão com os especialistas, que possam passar informações confiáveis, pode fazer uma grande diferença neste momento de muita ansiedade e medo", diz a médica Alessandra Morelle.

Pessoas que apresentarem os sintomas da doença, como tosse, febre, falta de ar, devem responder a um questionário feito por pneumologistas. A partir da combinação das respostas, o aplicativo vai classificar o paciente como suspeito de Covid-19 ou não.

Aqueles com possibilidade de terem a doença, vão ser encaminhados para a tele-consulta com um dos médicos voluntários. As orientações vão seguir o protocolo utilizado pelo Ministério da Saúde.

O projeto é diferente do aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que dá dicas de prevenção e informa quais são os sintomas da doença, as formas de transmissão, além do mapa unidades de saúde e uma lista de notícias falsas.

deixe seu comentário