Saúde e Bem Estar

Conselhos de Medicina e Farmácia no RS criam ferramenta para prescrever receitas online

Sistema visa facilitar a vida de médicos e pacientes, que não precisam sair de casa
10/04/2020 - 09h:33min - Fonte: G1

Com a pandemia da Covid-19, e para não deixar os pacientes sem receitas médicas, o Conselho Regional de Medicina (Cremers) e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) criaram uma ferramenta para conectar médicos e pacientes e possibilitar a prescrição online, evitando a necessidade de se deslocar até o consultório só para pegar a receita.

O médico entra em um sistema, cadastra o paciente e envia a receita ou o atestado. O documento conta com uma numeração única e um código de barras que pode ser escaneado pelo celular. Assim, o paciente pode enviar a receita por e-mail para a farmácia e receber o medicamento em casa.

O Rio Grande do Sul é o pioneiro na iniciativa, segundo os conselhos. Até o fim da tarde desta quinta-feira (9), mais de 600 receitas e 120 atestados foram emitidos pelo site. A ferramenta só pode ser acessada por médicos credenciados no Cremers.

A professora Simone da Rocha da Silveira é uma das beneficiadas pela iniciativa. Ela mora em Pelotas, na Região Sul do estado, e faz tratamento para esclerose múltipla com um médico em Porto Alegre. Simone conseguiu a receita por e-mail.

"Preciso com bastante frequência usar medicação controlada e pra isso, preciso de receituário", aponta. Antes da ferramenta, era necessário vir até Porto Alegre diariamente.

O médico Nelson Batezini, que atende Simone, afirma que há dois dias começou a enviar por e-mail receitas e atestados para pessoas que têm histórico de atendimento no consultório.

"São pacientes que tu já tem contato sabe quais efeitos colaterais e assim não precisam se deslocar", comenta.

O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, afirma que a iniciativa tem como objetivo evitar que as pessoa saiam de casa.

"O que se está querendo evitar é que as pessoas procurem emergências por causa de sintomas mais leves", reforça.

Para os médicos, a telemedicina é uma aliada no combate ao coronavírus. "A tecnologia veio pra ficar, pra facilitar na vida do médico", afirma Nelson.

 
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

deixe seu comentário