Tecnologia

Playstation 5: Sony apresenta DualSense de perto e fala sobre data de lançamento

Jornalista dos EUA testou controle do PS5 e fez suas observações sobre as mudanças feitas pela Sony em relação ao DualShock4
20/07/2020 - 12h:06min - Fonte: TecMundo, Olhar Digital

O jornalista Geoff Keighley teve um privilégio que muitos gostariam de ter: ele testou o controle DualSense do PlayStation 5. E, pela descrição dele, a Sony acertou nas mudanças feitas em relação ao antigo DualShock 4. 

Keighley postou o vídeo de 25 minutos com observações sobre o DualSense no canal do The Game Awards, premiação de games idealizada pelo jornalista. Ele testou o jogo Astro's Playroom, que virá instalado em todas as unidades do PS5. 

Do ponto de vista técnico, o DualSense aposta em feedback háptico, que permitirá diferentes tipos de vibrações dependendo da sensação de imersão que o desenvolvedor quer passar. Além disso, o controle tem algo que a Sony descreve como "gatilhos adaptáveis", incorporados aos botões R2 e L2, que permite "sentir a tensão das suas ações, como sacar um arco para atirar uma flecha".

Em suas observações sobre o tempo que passou com o controle, Keighley confirmou que os gatilhos adaptáveis realmente adicionam mais "sensações" ao controle, e que o recurso tem potencial de transformar o gameplay dos jogos nos próximos anos.

PlayStation 5's new DualSense 5 controller gets detailed in new ...

O jornalista também elogiou o feedback háptico, dizendo que adiciona mais camadas ao rumble e permite "sentir o gelo, ou a areia" ao andar em terrenos, por exemplo. 

Apesar do controle ser maior do que o DualShock do PS4, Keighley disse que a diferença de peso não é muito grande, e que o DualSense é mais ergonômico e se encaixa melhor nas mãos do que o antigo controle.

 

E quando o PS5 vai ser lançado?

DualSense, novo controle do PS5, é revelado fisicamente pela ...

No vídeo, Keighley também entrevistou Eric Lempel, vice presidente sênior da Sony Interactive Entertainment, divisão de games da empresa. O executivo afastou a possibilidade das vendas do PS5 começarem logo, e disse que a Sony detalhará tudo no futuro.

"Vamos deixar vocês saberem quando a pré-venda vai começar. Não é algo que vai acontecer a qualquer momento", explicou.

A Sony já falou bastante sobre o PS5: conhecemos alguns dos principais games, a aparência do console, e agora vimos o controle de perto. Falta só a Sony divulgar preço e data de lançamento. Em relação ao último, a empresa só diz que o console sai até o fim do ano. E, sobre o primeiro, até agora nada.

 

Especificações

  

A Sony finalmente revelou algumas especificações oficiais da PlayStation 5 (PS5) depois de um período com muitos rumores. A próxima geração da PlayStation será lançada perto do natal de 2020.

  • PS5 Será equipado com SSD personalizado para acesso a alta velocidade
  • Equipado com chip personalizado AMD
  • CPU: x86-64-AMD Ryzen ™ “Zen2”, 8 núcleos / 16 threads
  • GPU: mecanismo gráfico baseado em AMD Radeon ™ RDNA1 (Radeon DNA )
  • Processador de Audio 3D
  • Suporta saída de resolução de até 8K em jogos
  • Projetado para compatibilidade os títulos da PS4 e do PS4 VR
  • Blu-ray Ultra HD com suporte até discos de 100GB
  • Controle com tecnologia háptica

Dito isso, com estas informações é possível observar que o PlayStation 5 vai contar com tecnologias inferiores ao Xbox Series X da Microsoft, que por exemplo já conta com RDNA2, que promete um ganho de performance na ordem dos 40%.

Veja uma comparação verdadeira do DualShock 4 com o DualSense ...

deixe seu comentário