Variedades

Maneiras de distrair as crianças no período sem aulas

Para evitar apelar para as tecnologias, separamos uma série de atividades lúdicas para realizar com as crianças; veja
31/07/2020 - 14h:43min - Fonte: Conteúdo Publicitário

Com o isolamento social e sem ir às escolas, as crianças ficam com muita energia acumulada. Cabe aos pais canalizar toda essa disposição em atividades divertidas que distraiam os pequenos. Mas, muitas vezes, a falta de criatividade faz com que as escolhas sejam os celulares e a TV, que os distraem facilmente.

Como a volta às aulas no Rio Grande do Sul está sendo projetada apenas para setembro, ainda temos muito tempo para gastar com os filhos em casa. Para evitar apelar para as tecnologias, separamos uma série de atividades lúdicas para realizar com as crianças.

Fazer uma horta

Se você tiver espaço em casa, fazer uma horta com as crianças é perfeito para este período. São várias vantagens: eles vão aprender noções de responsabilidade, cuidado e contato com a natureza e vocês todos terão alguns alimentos frescos para economizar, sendo ainda mais saudável. As crianças adoram plantar mudas e acompanhar o processo de crescimento, então será fácil envolvê-las na atividade.

Iniciação musical

Fornecer uma iniciação musical para as crianças durante o isolamento pode ser muito importante em vários aspectos. Caso elas gostem dos instrumentos, poderão facilmente passar horas treinando e se aperfeiçoando. Você pode contar com a ajuda de lições online ou deixá-las livres para exercer a criatividade, dependendo da idade. Se eles ainda não estão na idade de pegar instrumentos convencionais, invista em instrumentos adequados.A bateria infantil é uma ótima dica para introduzir noções de ritmo, musicalidade e coordenação motora.

Se a criança não se acostumar com os instrumentos musicais, uma boa dica é tentar a dança, que também ajuda muito no ritmo e na coordenação, além de fazer bem para a saúde.

Transforme organização em diversão

Incluir as crianças na organização da casa é outro modo de distraí-las ensinando noções de responsabilidade.Ajuste as tarefas de acordo com a idade e procure maneiras de fazer com que elas não vejam isso como uma obrigação. Nessa hora, deixe sua criatividade falar mais alto: invente sistemas de pontos, prêmios e recompensas para manter a motivação.

Artesanato

Há uma forte tendência de apelar para o artesanato durante a pandemia, em uma tentativa de acabar com o tédio. Então, essa é a oportunidade perfeita de se unir com as crianças e estreitar os laços. Procure dicas e tutoriais na internet e você verá que há muitas possibilidades. Vocês podem fazer brinquedos, utensílios domésticos e até itens para decoração.

Culinária

Assim como a organização doméstica, a culinária também pode se tornar uma atividade muito atrativa para as crianças. Os vários programas de TV que transformam essa atividade em entretenimento podem ser ótimos estímulos para que elas já sintam vontade de se arriscar na cozinha. Então, tente ensinar algumas receitas básicas, também de acordo com a idade delas e acompanhe o processo de perto. Dessa maneira, esse também pode ser outro momento de boa conexão entre pais e filhos.

deixe seu comentário