Moda e Beleza

Como cuidar do cabelo sem ir ao salão

Com muitos salões de beleza fechados e o risco iminente de contaminação é preciso inovar e descobrir formas de manter os fios limpos, hidratados e alinhados sem sair de casa; aprenda
31/07/2020 - 14h:47min - Fonte: Conteúdo Publicitário

Ficar em casa, isolado, causou muitas transformações, inclusive em como as pessoas cuidam dos cabelos. Com muitos salões de beleza fechados e o risco iminente de contaminação é preciso inovar e descobrir formas de manter os fios limpos, hidratados e alinhados sem sair de casa. 

Após um ou dois meses sem algum cuidado específico para os cabelos, apenas os lavando normalmente com xampu e condicionador é comum que alguns nutrientes comecem a faltar. Entretanto, antes de começar qualquer intervenção é importante identificar qual tratamento seu cabelo precisa: hidratação, nutrição ou reconstrução. Essa descoberta irá definir quais os produtos e qual a rotina de cuidados será necessária.

Essa rotina é chamada de cronograma capilar e para saber qual você precisa é possível fazer um teste rápido e simples, em casa. Para isso, é necessário arrancar um fio ainda com o bulbo (a ponta branca) e colocá-lo em um copo com água. O resultado será definido de acordo com onde o seu fio irá ficar: no fundo, no meio ou boiando.

  • Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  • Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  • Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta). 

Após o teste será necessário adquirir os produtos ideais para cada tratamento e incluí-lo na sua rotina. Ao intercalar cremes e máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução você já irá notar uma diferença significativa em seus fios. Mas, os cuidados não param por aí.

Com o cronograma capilar seus fios vão ficar saudáveis e com brilho, porém, será necessário aprender como arrumá-los do jeito que você gosta sem a ajuda de um profissional. A primeira dica é do hair stylist Marcos Proença, como neste momento não é possível cortar as pontas, nem fazer algum tratamento para alinhar os fios é possível que apareçam os chamados baby hair (cabelos novos). Ele aconselha adotar o uso de um bom spray de fixação. Com a ajuda do produto e um pente passado levemente sobre os fios novos, faz com que eles se juntem e evita a aparência de frizz.

Para quem faz alisamento, mas já está sentindo a raiz crescer causando o aspecto armado e desalinhado do cabelo pode usar o spray no lugar que está sem a química e em seguida secar com um bom secador. Assim, as raízes ficam lisas por mais tempo.

Se você quer o aspecto de escova, mesmo que não tenha algum tipo de alisamento também consegue. Utilizado em muitos salões, o secador profissional pode alcançar esse efeito, quando combinado a uma escova redonda e um protetor térmico para proteger os fios do calor. Com movimentos de cima para baixo com o jato de calor e com o apoio da escova é possível obter um resultado de salão e manter o cabelo alinhado por mais tempo. 

 

 

deixe seu comentário