Últimas Notícias

Comunidade deve ficar atenta aos serviços credenciados para Covid-19

Apenas serviços e profissionais devidamente cadastrados no sistema de notificações contabilizam dados para os sistemas do Município e do Estado
06/08/2020 - 10h:46min - Fonte: Decom - Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

A Prefeitura de São Lourenço do Sul alerta a comunidade para a busca de atendimento a Covid-19 em instituições credenciadas para isso. Apenas serviços e profissionais devidamente cadastrados no sistema de notificações contabilizam dados para os sistemas do Município e do Estado.

Há casos de pessoas de São Lourenço do Sul que procuraram por atendimento em outra cidade e receberam confirmação para o vírus, no entanto, de maneira informal, sem laudo atestando o diagnóstico e sem notificação aos sistemas oficiais de dados, o que impede o controle de transmissão por parte das autoridades em saúde e o correto e necessário acompanhamento aos pacientes.

São Lourenço do Sul tem 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete na cidade e sete no interior, todas com equipes completas onde a comunidade pode e deve buscar atendimento. Todas as pessoas procuram as UBSs apresentando sintomas que se enquadram na suspeita de Covid-19 são testadas, justamente por isso o Município adquiriu uma grande quantidade de testes PCR e rápidos. E na própria UBS o paciente recebe a medicação caso o médico julgue necessário. Além disso, mesmo aqueles sem sintomas, mas que mantém contato direto com alguém positivado no ambiente familiar ou de trabalho, por exemplo, são testados pelo Município após cumprido o prazo para eficiência do teste em assintomáticos. Ainda assim, quem tiver preferência por serviços privados deve fazer isso em instituições sérias e credenciadas.

Reitera-se que, apenas os dados apresentados ao sistema de notificações são contabilizados. As Unidades de Saúde buscam identificar pessoas que tenham obtido diagnóstico desta forma e solicita-se que estas procurem a Unidade de sua referência para receber o atendimento correto, confiável e oficial.

deixe seu comentário